O Nosso Objetivo

O projeto PhD4Moz visa apoiar esta capacitação nas instituições moçambicanas que desempenham um papel central na formação doutoral em Ciências da Saúde neste país. A experiência acumulada dos parceiros europeus no desenvolvimento do ensino superior será captada e adaptada para promover uma excelente formação doutoral em Ciências da Saúde, assim como em várias outras áreas de pesquisa, em Moçambique.

Visão do projeto: fornecer bases de formação em competências transversais e conhecimento em disciplinas especificas e na formação de formadores, que naturalmente se espalharão e multiplicarão pelo exemplo e pela mudança na representação de papéis. Os estudantes de doutoramento tornar-se-ão orientadores no futuro; os supervisores continuarão a supervisionar; os formadores continuarão a treinar mais alunos.

Objetivos específicos do PhD4Moz:

  • Co-organizar e ministrar formação em competências transversais (15 no primeiro ano, 30 a partir do segundo ano), disponível para todos os estudantes de doutoramento que realizam o seu trabalho de pesquisa em Ciências da Saúde em Maputo (para cerca de 150 estudantes de doutoramento).
  • Co-organizar e ministrar cursos de formação em conhecimentos disciplinares para estudantes de doutoramento (4 cursos, dos quais dois serão ministrados duas vezes), com 20 vagas cada.
  • Co-organizar e ministrar formação a supervisores (a cerca de 70 supervisores de doutoramento).
  • Orientar pares de estudantes/orientadores. Todos os anos, 20 pares de estudantes de doutoramento/orientadores seguirão um programa de orientação, beneficiando cerca de 60 pares de estudantes de doutoramento/orientadores no total.
  • Transferência de capacidades para os docentes. Os cursos de base disciplinar, a formação em competências transversais e a formação em supervisão serão organizados por membros da equipa das instituições europeias e moçambicanas, para promover a transferência de capacidades ao nível da docência/formação (pelo menos os 20 membros da equipa das instituições beneficiárias moçambicanas).