
No âmbito do PhD4Moz, está a decorrer o Curso de Escrita de Resumos Científicos em
língua inglesa, que visa dotar os estudantes de doutoramento de habilidades para redigir resumos objetivos, concisos e que despertem interesse na comunidade científica.
A capacitação, que se realiza em dias alternados, conta com a participação de cerca de 20 estudantes de doutoramento, provenientes de instituições como a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Universidade Pedagógica (UP), Instituto Nacional de Saúde (INS) e a Universidade Lúrio.
O curso, ministrado em formato virtual, compreende as seguintes temáticas: apresentação dos componentes de um resumo científico; discussão sobre erros frequentes em resumos escritos nas línguas inglesa e portuguesa; análise de resumos científicos para identificação de erros e sugestões de melhoria; e análise de resumos científicos elaborados pelos participantes para identificação de erros e sugestões de melhoria (português e inglês).
A formação requer que cada estudante elabore um resumo relativo ao seu trabalho científico, procure melhorá-lo ao longo do curso e participe ainda no aprimoramento de resumos elaborados por colegas.
Refira-se que o PhD4Moz é um programa de formação lançado em Fevereiro do ano em curso pela Universidade de Minho-Portugal em parceria com o Instituto Nacional de Saúde (INS), a Universidade Eduardo Mondlane, a Universidade Pedagógica de Maputo, o Instituto Karolinska da Suécia e a TecMinho), para o fortalecimento da formação de estudantes de doutoramento.
Deixe um comentário