PhD4Moz apresentado na conferência ORPHEUS 2025, na Croácia.

O projeto PhD4Moz foi oficialmente apresentado esta semana na conferência ORPHEUS 2025, realizada em Cavtat, Croácia, entre os dias 10 e 12 de abril. A iniciativa, que visa criar uma plataforma sustentável de apoio à formação doutoral em ciências da saúde em Moçambique, integrou o painel de encerramento da programação do primeiro dia do evento, intitulado “Session 2”.

A apresentação foi conduzida por uma equipa multidisciplinar que inclui investigadores de várias instituições, entre os quais Margarida Correia-Neves, Tufária Mussá, Gunilla Kallenius, Ana Dias, Fátima Correia, Francisco Januário, Natalie Jelinek, Teresa Cossa, Rufino Carlos Gujamo, Gustavo Paipe, Joana Palha, Mahita Sacarlal, João Canto-Gomes e Jahit Sacarlal. O título da comunicação foi:
“Creating a sustainable platform to support PhD training in health sciences in Mozambique”.

A participação do PhD4Moz neste evento internacional reforça a sua relevância e o seu compromisso com o fortalecimento da capacidade científica em Moçambique, especialmente num contexto global de desafios e transformações no ensino superior.

A ORPHEUS (Organisation for PhD Education in Biomedicine and Health Sciences in the European System) é uma das mais importantes plataformas europeias dedicadas à educação doutoral nas ciências biomédicas e da saúde e parceiro associado do projeto PhD4Moz. A edição de 2025 centrou-se no tema “Adapting Academia: Navigating PhD Programs Amidst World Crises and Changes”, refletindo os desafios contemporâneos enfrentados pelas instituições de ensino e pelos estudantes de doutoramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *